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YouTube Shorts irá dividir parte de sua renda com criadores de músicas usados em vídeo

Atualizado: 3 de jul. de 2023

Monetização do YouTube Shorts ( Imagem: Canva )

O YouTube liberou a monetização do Shorts no dia 1° de Fevereiro desse ano (2023) e com ela trouxe algumas mudanças em sua maneira de distribuir renda.


A monetização dos Shorts é similar ao dos vídeos com mais de 1 minuto. Ela deve inserir anúncios em vídeos curtos assim como em vídeos com mais tempo.



Porém diferente desses vídeos o YouTube irá dividir a renda entre os criadores de conteúdo e os criadores de músicas, em vídeos que possuem músicas com direitos autorais.

Maneira diferente de distribuição de renda

Os vídeos logos do YouTube possuem uma política rigorosa de direitos autorais. Não se pode de maneira alguma utilizar de músicas de terceiros, nem se for apenas por 1 minuto, pois o vídeo fica impossibilitado de obter renda e todo o dinheiro vai para o bolso dos donos da música.


A proposta da monetização do Shorts é proporcionar dinheiro para ambas as partes envolvidas.


Exemplo:


Imagine que seu País tenha chegado a 100 milhões de visualizações no YouTube Shorts em canais que já geram receita. Cerca de US$ 100.000 foram arrecadados, só que 20% dos criadores usam músicas em seus vídeos.


Então 10%(US$ 10.000) da renda será usada para pagar os detentores dos direitos da música e o restante vai para os criadores (US$90.000).


Se seu vídeo foi visualizado 1 milhão de vezes você terá participação de 1% do fundo para criadores.



Agora com o YouTube Shorts trazendo a proposta de divisão de renda ficou ainda melhor usar músicas em seus vídeos. Não iria demorar muito tempo para eles começarem com essa proposta, pois os vídeos com mais visualizações são os que possuem músicas.



Esse é um vídeo postado pelo canal bartu6180 e possui 1,4 milhões de visualizações na plataforma. O vídeo inseri a música "Verbatim" do artista Mother Mother ao satirizar a passagem próxima do meteoro na órbita da Terra.


Apesar de monetizar vídeos com música com direitos autorais o YouTube ainda precisa ter certeza que foi você que criou o vídeo e que a única parte que não é autoral é a música. Então é necessário que você mostre algum sinal de vida no vídeo, mostrando sua cara ou até mesmo falando alguma coisa.



O vídeo acima é um exemplo de conteúdo que o YouTube não monetizaria, pois não a certeza de que foi o canal citado que criou e existem vários outros canais respostando o mesmo vídeo.


Videos reutilizados não monetizam


Videos como o do bartu são ótimos para pegar muitas visualizações e ganhar diversos inscritos, porém não são passíveis de gerar renda. Esse tipo de ação viola a Lei n° 9.610/98 que tem como principal objetivo, proteger o vínculo entre o autor e sua obra intelectual.


Aqui esta uma pequena lista do que a Lei abrange:


Textos, livros e qualquer outros matérias literários, científicos ou artísticos;


Música, Filmes e qualquer outras obras dramáticas;


Coreografias escritas;


Obras fotográficas;


Ilustrações, desenhos, gravuras, esculturas e pinturas;


Programas de Computadores, softwares etc.


Respeitando essa Lei o YouTube não monetiza conteúdo reutilizado de terceiros, mesmo se houver uma política de Content ID definida para esse conteúdo, por enquanto vamos ter que nos contentar apenas com as músicas mesmo.


Como monetizar através do Shorts

Assim como na monetização normal, também será necessário bater algumas metas. Em vídeos maiores que 1 minuto são necessários mil inscritos e 4 mil horas assistidas, já no shorts é um pouco diferente, são necessários mil inscritos e 10 milhões de visualizações.


Você deve estar pensando que talvez seja uma meta irrealista demais para um iniciante, porém é muito mais fácil do que você pensa.


O Feed dos Shorts é um lugar pra uma pessoa assistir diversos vídeos de maneira rápida e sem parar, passou um vídeo, logo em seguida aparece outro em baixo e assim vai sem para.



Isso possibilita que seus vídeos tenham mais chances de ser entregues ao público do que um vídeo normal, pois pra assistir você não tem que esperar um loading de página, é só arrastar pra cima e continuar assistindo.


E como é um recurso novo existe a possibilidade de ter poucos criadores fazendo conteúdo nesse território, o que significa mais visibilidade para você.


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