Viralização nas Redes Sociais dão até 300 mil reais de retorno para Micro Empreendedores
- Nome Desconhecido
- 3 de mar.
- 2 min de leitura

Para muitos empreendedores, as redes sociais podem ser um impulsionador do sucesso empresarial. Porém, além de conseguir produzir uma publicação viral, é preciso também saber usar a fama repentina para atrair novos clientes e converter o posicionamento na Internet em receita.
Danielle Marcolla, empreendedora do setor de recicláveis e reforma de utensílios de cozinha, está atenta ao poder da web, gravando um vídeo jogando panelas no chão para mostrar uma variedade de produtos e chamar a atenção dos clientes. Marcolla, que administra um lixão em Itanhaém (SP) há mais de 46 anos, tem mais de 1 milhão de visualizações em seu primeiro vídeo. Como resultado, ela vendeu todo o seu estoque de panelas.
O empresário afirmou ter investido R$ 800 no produto, que rendeu R$ 1,5 mil de faturamento. Os recursos são reinvestidos na aquisição de novas mercadorias, continuando assim a atrair novos consumidores. À medida que obteve sucesso, ela redirecionou seus funcionários de sucata para trabalhar com panelas. Por exemplo, o custo dos serviços de reforma de objetos começa a partir de R$ 15, com aproximadamente 1000 serviços prestados por mês.
“Através da Internet, obtemos panelas de outras cidades, de outros estados”, disse Makola. Atualmente, cerca de 80% da receita de sucata vem de potes reformados. No ano, o faturamento do negócio variou de R$ 200 mil a R$ 300 mil.
As redes sociais também impulsionaram o desenvolvimento de negócios em outras áreas. Em Recife (PE), o empresário de educação e tecnologia Theo de Carvalho viralizou ao compartilhar um vídeo feito com computação gráfica de um avião pousando em uma importante avenida da região. Para o empresário, o sucesso dá credibilidade ao seu trabalho, que inclui cursos de ferramentas digitais e 3D para estudantes e profissionais de arquitetura.
Para capitalizar a resposta online, Carvalho lançou um novo empreendimento: um canal de vídeos tutoriais. Mensalmente, os empreendedores ganham entre R$ 5 mil e R$ 10 mil com novos negócios. Atualmente, cerca de 30% da receita da empresa vem da monetização do canal.
Comentários