top of page

O Brasil não foi o único a banir o X! Conheça outros Países que tomaram a mesma Decisão

Atualizado: 14 de jan.


X
O Brasil não foi o único a banir o X! Conheça outros Países que tomaram a mesma Decisão

Com o bloqueio do X (antigo Twitter) neste sábado (31), o Brasil entra para a lista de países onde a rede social foi banida, incluindo China, Irã, Nigéria e Mianmar (veja a lista completa abaixo). O Twitter foi fundado por Jack Dorsey em 2006 e adquirido pelo bilionário Elon Musk por US$ 44 bilhões em outubro de 2022, renomeando-o em meados de 2023 para X. O Twitter tem cerca de 20 milhões de usuários no Brasil, e esses usuários agora estão migrando para outras redes sociais. Exemplos incluem Threads e Bluesky.



A liminar de X ocorreu após a empresa descumprir ordem judicial. Na noite desta quarta-feira (28), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 24 horas para X indicar o representante legal da empresa no Brasil e ameaçou suspender as operações da rede social em todo o país. Passado o prazo, a empresa divulgou comunicado em suas redes sociais dizendo que não acatou a decisão do STF e que o serviço poderia, portanto, ser bloqueado no Brasil. No sábado (31), o X não estava mais acessível.


O Twitter foi proibido na China em 2009, juntamente com o Facebook, o Flickr e o Hotmail, depois de uigures que viviam na Ásia Central realizarem protestos na cidade chinesa de Urumqi. O Turkey Today explicou que o governo chinês bloqueou a plataforma, suspeitando que estava a ser usada para organizar protestos e espalhar desinformação.


Outras redes sociais ocidentais também não são permitidas no país, como YouTube e WhatsApp. Os chineses usam as plataformas estatais Weibo e WeChat.


O Irã bloqueou os sites de redes sociais Facebook e Twitter em 23 de Maio de 2009, poucos dias antes das eleições presidenciais de 12 de Junho, informou a Bloomberg na altura. A medida é considerada controversa porque os candidatos que se opõem ao presidente Mahmoud Ahmadinejad usam as redes sociais como parte da sua campanha. A rede social, agora chamada de X, continua banida.


Em 2016, a Coreia do Norte anunciou oficialmente que estava bloqueando o X, juntamente com o Facebook, o YouTube e vários sites sul-coreanos. O anúncio acrescentou que qualquer pessoa que tentar invadir esses sites, acessá-los “inadequadamente” ou espalhar “dados anti-república” será punido pela lei norte-coreana, informou o The Guardian. Jogos de azar e “sites pornográficos e adultos” também são bloqueados.


Pouco depois de bloquear o Facebook, Mianmar, em janeiro de 2021, ordenou que as redes móveis e os provedores de serviços de Internet também bloqueiem o Twitter e o Instagram. Os militares do país do Sudeste Asiático tomaram o poder num golpe de estado no início deste ano e detiveram a líder civil Aung San Suu Kyi e outros funcionários do governo


Outros Países como Rússia, Turcomenistão, Paquistão e Nigéria também bloquearam a Rede Social, mesmo alguns usuários tendo acesso através do VPN a decisão foi tomada devido a problemas com a diretrizes da Rede Social e problemas internos dos Países. A Rússia para restringir informações que não se alinhassem com sua posição na Guerra da Ucrânia, Turcomenistão por alegarem que "serviços na Internet são monitorados pelo governo", Paquistão pela Plataforma não seguir as diretrizes do País e a Nigéria por ter um tuíte do seu presidente Muhammadu Buhari removido. O tuíte contia ameaças de punir os secessionistas regionais no país da África Ocidental.

Quer vender como afiliado apenas escrevendo textos? Aqui esta a solução que você precisava! Clique aqui.

Commentaires


©2024 por ND. A todos os direitos reservados.

bottom of page