Ideias de Conteúdo para Streamers
- Nome Desconhecido
- 21 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Talvez você seja um Streamer da Twitch que queira expandir seu conteúdo indo para plataformas de vídeos como o YouTube para aumentar seu público ou conseguir uma renda extra com a criação de conteúdos. Neste artigo, te mostrarei que você pode manter um canal no YouTube e ao mesmo tempo fazer Lives todos os dias na Twitch sem se preocupar com a falta de conteúdo.
Como monetizar na Twitch
Para monetizar na Twitch você precisa ter pelo menos 50 seguidores, 500 minutos totais de transmissão no mínimo, nos últimos 30 dias, 7 dias de transmissão exclusivos nos últimos 30 dias e possuir uma média de 3 espectadores simultâneos.
Como monetizar no YouTube
No YouTube é necessário para monetizar pelo menos 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses e no mínimo de 1 mil inscritos. Com a nova política de monetização do shorts você também pode monetizar tendo um total de 10 milhões de visualizações e 1 mil inscritos.
Agora que você já sabe o que precisa para rentabilizar suas transmissões e vídeos, venha saber que tipo de conteúdo criar.
Fazer Lives todos os dias
Para isso dar certo você precisa fazer Lives todos os dias ou pelo menos todas as semanas, pois a maior parte do seu conteúdo vai vir das suas Lives. Reserve um horário específico para fazer, por exemplo 18h que é um horário que geralmente o pessoal sai da escola ou do trabalho e tem mais facilidade para assistir sua live.
Exporte suas Lives para o YouTube
A Twitch permite que você passe suas Lives salvas para o YouTube, ela permite exportação inteira de sua live ou a edição de 15 minutos que é o ideal para vídeos do YouTube. Para fazer isso você precisa ir na foto do seu perfil, logo em seguida clique em painel de controle do criador, depois em configurações e finalmente em transmissão.
Em configurações de VOD verifique se o armazenamento de transmissões passadas está ativado, caso contrário todas suas transmissões serão perdidas depois de encerradas. As Lives ficam armazenadas na Twitch durante 15 dias para usuários comuns e para assinantes ficam 60 dias.
Feito isso você deve clicar novamente em sua foto de perfil e em seguida em estúdio de vídeo onde você vai entrar em uma tela onde ficam armazenados todos as suas transmissões. Clique nos três pontinhos na parte direita do seu vod e depois em exportar, então basta colocar todas as informações do seu canal incluindo e-mail e senha e fazendo isso você poderá exportar sua live para o YouTube.
Faça Conteúdo de qualidade
Agora que você já consegue exportar suas Lives para o YouTube ficou mais fácil criar conteúdo para seu canal, talvez apenas exportar a live sem nenhuma edição pode fazer com que seu conteúdo perca credibilidade, então recomendo que você edite seus vídeos para que se encaixe no formato que mais se enquadre nos parâmetros do seu canal.
Tipos de vídeos que são mais famosos no YouTube são os do YouTube Shorts de até 1 min, vídeos de até 15 min com edição ou sem e o menos comun que é o de 1 hora ou mais, nesse caso não é tão comum a menos que você esteja colocando em estreia ou até mesmo fazendo uma live na plataforma, mas alguns criadores de conteúdo como Alanzoka e Orochinho se aventuram nesse tipo de vídeo postando vídeos superiores a 15 min e tendo um ótimo desempenho em sua performance.
Se você postar esses três tipos de vídeos em seu canal pode apostar que com apenas uma live você terá conteúdo de sobra para o mês inteiro. Por exemplo: imagina-se que você faça uma live de 5 horas de segunda a sexta ou seja 20 Lives por mês totalizando 100 horas em todo o período, em trechos de 15 min você terá cerca de 20 vídeos prontos para ser lançados em seu canal. E você ainda pode postar um vídeo bem editado daquela mesma live que as pessoas vão assistir do mesmo jeito ou até mesmo colocar a live inteira em seu canal e vai acontecer a mesma coisa.
Isso é uma estratégia muito bem utilizada por canais de cortes de podcast e funciona tanto que esses canais persistem até hoje possuindo um engajamento exorbitante. Não precisa se preocupar de estar colocando conteúdo repetitivo em seu canal, pois as pessoas vão assistir do mesmo jeito, algumas vão preferir assistir a Live ao vivo, outras vão querer assistirá apenas os trechos de 15 min e algumas vão querer ver o vídeo todo de 1 hora no seu canal, desse jeito sempre vai ter alguém acessando seu conteúdo, não importa em qual plataforma seja.
Comments