Muitos de vocês gastam horas de seu tempo jogando games, porém nunca pararam para pensar qual foi a origem dessa incrível invenção que até os dias de hoje continuam divertindo gerações de crianças e até mesmo adultos, por isso irei contar a História dos VideoGames e como essa obra de arte chegou até o Brasil.
O Começo de tudo
Nossa história começa com Willy Higinbotham criador do primeiro jogo para computadores, no ano de 1958, em um laboratório militar no estado de Nova York, Estados Unidos.
O jogo se chama Tenis for Two, onde é mostrado duas barras, uma horizontal grande representando a mesa, outra menor verticalmente ilustrando a rede bem no centro da tela e um ponto brilhante representando a bola.
Enquanto alguns cientistas buscavam meios de avançar a tecnologia da época, Willy estudava meios de colocar computadores como atrativos de entretenimento para às pessoas.
O mesmo homem que criou a bomba atômica
Nosso inventor nos anos 40 se tornou integrante da equipe do Laboratório Nacional de Los Alamos que desenvolveu a primeira bomba nuclear, sendo ele líder de grupo da divisão de eletrônicos do Projeto Manhattan.
Higinbotham foi responsável por criar os circuitos de contagem regressiva da bomba, que definiam sua detonação em milissegundos.
Ele presenciou a detonação da bomba em Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, horrorizado com os efeitos avassaladores de sua criação, ele e outros cientistas formaram a Federação de Cientistas Americanos com o intuito de evitar a a proliferação de armas atômicas pelo mundo, e em defesa ao uso consciente da tecnologia nuclear.
Por que ele criou o jogo?
Todos os anos o Governo organizava uma exibição de projetos científicos ao Público, o que era uma coisa totalmente chata, então com iniciativa de tornar a apresentação menos massante, o cientista descobriu que um computador no laboratório era capaz de calcular a trajetória de um míssil. Reprogramando o PC, ele conseguiu criar um jogo de tênis virtual no osciloscópio do aparelho.
Osciloscópio: é um instrumento de medida de sinais elétricos, permitindo uma análise dos parâmetros dela como frequência, amplitude, tensão média, eficaz e pico a pico.
As regras do jogo eram simples, você tinha que impedir que a bolinha na tela atravessasse o campo utilizando sua raquete invisível. O jogo foi um sucesso na época de seu lançamento atraindo a atenção da maior parte do público jovem.
O primeiro Console VideoGame
A primeira máquina a rodar jogos foi criada por Ralph Baer, em 1966, batizada de "Brown box" (caixa marrom). Primeiramente feito na empresa Sanders Associates, logo foi vendido e licenciado pela Magnavox, que a partir de 1972 passou a vendê-la com o nome de Odyssey.
A ideia inicial era criar simuladores e recursos de treinamento para militares, mas Baer logo mudou de idéia ao perceber que seu trabalho se aplicava melhor ao entretenimento.
O console era tão bom que no primeiro ano conseguiu ultrapassar o marco de 130 mil vendas.
Processo milhonario contra o Atari
Em 1974, a Magnavox começou uma série de processos contra várias empresas como o Atari, Midway, Williams e Eletronic Arts, alegando que esses desenvolvedores estavam violando patentes da empresa de "jogos eletrônicos jogados em uma tela de tv".
Patentes: é o direito de uso exclusivo de uma invenção por um período limitado de tempo, concedido a um criador.
A empresa ganhou a causa, em 1977, iniciando acordos milionários entre os envolvidos. A Empresa recebeu mais de U$ 100 milhões em acordos e indenizações relacionadas a suas patentes.
Como o VideoGame chegou ao Brasil
Diferente de outros Países a chegada do videogame não foi tão fácil assim. O videogame foi lançado, em 1977, pela Ford Philco com o nome de Tele Jogo. Na época que foi lançado o Brasil passava pela ditadura o que deu origem a política de reserva de mercado.
Essa política tinha como idéia central fortalecer o produto interno de maneira um tanto forçada, já que impedia tanto a importação de bens de consumo quanto componentes.
Isso prejudicou o mercado de tecnologia do Brasil a se expandir, pois só era autorizado multinacionais se seu controle de ações fossem compostos apenas por brasileiros, o que contribuiu para o aumento do contrabando no País.
Sobre o TeleJogo
O Console chegou ao mercado brasileiro custando 1,6 mil cruzeiros, um valor bem barato hoje em dia equivalendo em torno de R$ 1.150,00. Sendo desenvolvido com base nas máquinas de Pong que eram fabricados pelo Atari na época. Ele vinha com apenas três jogos, um de futebol, um de tênis e um paredão.
Os jogos eram bem simples e limitados, sendo o de tênis um jogo composto por duas barrinhas laterais em cada lado da tela, onde o objetivo era impedir que a bolinha atravessasse seu campo.
No paredão era uma opção alternativa do jogo de tênis para apenas um jogador, onde havia um paredão que a bolinha ficava batendo e voltando. Já no futebol era igual ao de tênis com diferença de haver 6 pontinhos no meio do caminho da bola, onde ela poderia bater e desviar, com um espaço menor atrás onde ela poderia marcar ponto, simulando um gol.
Comments