top of page

Como monetizar o canal do YouTube?

Atualizado: 3 de jul. de 2023

Logo do YouTube (Imagem: YouTube)
Logo do YouTube (Imagem: YouTube)

Para monetizar o canal é necessário ser aceito no Programa de Parcerias do YouTube (YPP) e para isso acontecer antes é preciso atender algumas exigências da plataforma.

É preciso ter 4 mil horas assistidas, mil inscritos em um ano e também não cometer nenhuma infração dentro do YouTube.



O que é monetização?


Monetização é uma forma de pagamento dada pela plataforma ao seus criadores de conteúdo pelo seus vídeos. Criadores de conteúdo mais relevantes como Felipe Neto, Whindersson Nunes, Peter Jordan conseguem chegar a 100 mil reais por mês só com as visualizações de seus canais, lembrando o pagamento é efetuado em dólar por tanto o valor é 5x maior.

Além de poder ganhar dinheiro com as visualizações de seus vídeos o YouTube também disponibiliza outras formas de monetizar o canal.


Formas de monetizar seu Canal


Anúncios: Em parceria com o AdSense o YouTube disponibiliza aos Youtubers ganharem dinheiro através de anúncios em seus vídeos

(tanto por clique quanto por visualizações).


Clube de canais: Pessoas que assistem seu canal podem pagar você para receber conteúdo extra do seu canal.



Super Chat e Super Stickers: Ao fazer lives seus inscritos podem pagar para ter suas mensagens destacadas no chat.


Receita do YouTube Premium: Quando um usuário tiver conta no YouTube Premium e ele assistir seu conteúdo você pode receber parte da taxa de assinatura.


Estante de de produtos do canal: Você ganha um espaço no canal para vender seus produtos para seus inscritos.


Devo me atentar antes de receber a monetização...



Mesmo que você tenha atingido as 4 mil horas e os 1 mil inscritos em um ano é necessário prestar um pouco de atenção no tipo de conteúdo que você posta no seu canal, pois o menor deslize pode levar você a perder parte da sua renda, por isso aqui vão algumas coisas que são considerados infrações pela plataforma:


Linguagem Imprópria: Conteúdo que usa frequentemente palavras de baixo calão podem não ser adequada para receber anúncios, assim como vídeos de música com linguagem obscena.



Violência: Conteúdo com foco em sangue, ferimentos, violência sem a presença de um contexto inicial não são considerados adequados para receber anúncios. Se o conteúdo for jornalístico é necessário antes que aja uma explicação sobre o contexto do ato ser reproduzido no vídeo. Gameplays com foco em violência também estão restritas nessa política, portanto se certifique de colocar uma edição no vídeo que não deixe espresso que o foco do vídeo é violência.


Conteúdo Adulto: Conteúdo onde mostra situações sexualizadas sem fins educativos também não entram nos parâmetros para receber anúncios, mesmo ser for uma piadinha em um trecho do seu vídeo ele pode ter o número de anúncios reduzidos.


Como faço para monetizar meu canal de forma rápida e fácil?


A resposta pra esse tipo de pergunta não existe, pois tudo depende de quanto tempo você tem a sua disposição para entrar nessa jornada. Alguns afirmam que tem técnicas especiais e estratégias para conseguir esse objetivo, mas na verdade isso não é totalmente verdade, o que eles ensinam é apenas o que deu certo com eles em um determinado tempo de suas carreiras e a chance de isso dar certo de novo é muito pequena. Muito dos YouTubers que hoje são famosos começaram sem ter a menor pretensão de crescer na plataforma, eles faziam o que gostavam e continuaram fazendo até um momento tudo isso dar certo. Por isso não entre nisso pensando em dinheiro, porquê ele não vai vir assim fácil, você vai ralar e trabalhar de graça por um bom tempo antes da fama chegar.

Então o segredo para se conseguir isso é gostar do que está fazendo e não só fazer pelo dinheiro.












Comments


©2024 por ND. A todos os direitos reservados.

bottom of page